Minha foto
Estudante de jornalismo, apaixonado por Chicklit, música, seriados e devaneios.

sábado, 21 de maio de 2011

Insegurança

Insegurança: (nome feminino)
1. Falta de segurança
2. Situação em que alguém se sente ameaçado ou se encontra exposto a um perigo
3. Atitude de quem sente falta de confiança em si próprio
4. Inquietação

Quantas pessoas não se enquadram nessas definições? Quantas pessoas não são assoladas diariamente por esse estado de espírito? Sim, porque a insegurança, a meu ver, pode até ser considerado um estilo de vida. Há momentos em que você se vê tão envolto nessa capa negra que parece não haver mais volta. E às vezes não há. Eventualmente você pode se ver confiante, seguro, mas é só um momento.
Como inseguro, não consigo conviver comigo mesmo. Estou sempre angustiado, incompleto. A vida não está me devendo nada, não? Ou sou quem está devendo algo pra vida?
Psicólogos dizem que assim como esse universo dinâmico, que procura seu caminho continuamente, assim somos nós seres humanos. Não paramos, estamos o tempo todo nos movimentando, buscamos o tempo todo nosso caminho. O problema é que esse caminho nunca parece chegar porque vivemos pra algo ou alguém e nunca há satisfação. Ou ao menos, nunca há a satisfação completa. E que caminho é esse, então? Dizem os psicólogos que esse caminho nunca chega porque procuramos nos lugares errados, vez que este está no seu coração, dentro de cada um.
Quão improvável é isso? Sério, eu não sei de caminho algum. E mesmo assim, é tudo muito bonito na teoria. Aplique. Encontre esse caminho dentro de você, acabe com sua ansiedade, angústia, insegurança. Faça isso e me fale.
No entanto, friso uma verdade: essa insegurança sempre é intensificada pela presença do outro; a fuga da realidade interior e a busca da exterior. É fácil se deixar ser dominado. E não, não é o outro o culpado. A culpa sou eu, a culpa é a minha fuga. Mas quando a gente se dá conta disso (se é que esse momento chega enquanto com o outro) já é tarde demais. O outro já está endeusado de alguma forma e vira nosso novo objetivo de vida. E aí a gente estuda, se veste, deixa de ir ou vai a lugares, muda a religião, fuma ou deixa de fumar, bebe ou deixa de beber, em suma, se desrespeita em função do outro. Loneliness is a bitch.
Daí quem chega pra colocar lenha nessa fogueira de Lúcifer? As elocubrações. Imagine o que o outro poderá pensar de mim! Não! Eu preciso ter uma boa imagem com o outro. Será que ele vai ligar? Por que ele não mandou mensagem? Será que ele gostou mesmo de mim? E se ele estiver fingindo? Eu não vou aguentar.
Sim, eu sei. Uma necessidade doentia de agradar, de ser aceito, de ser admirado. Todos sabem, mas e aí? Os sintomas são perceptíveis e a cura também. Mas a cura, a meu ver, está presa na teoria.
Autoestima é a palavra-chave. Certo. E onde eu posso comprar umas doses?
A insegurança é um estado de abandono de si mesmo. Um estado pré-insano ou insano, dependendo do grau. A insegurança me leva a ser infantil, birrento, constantemente angustiado. A insegurança me leva a ser infeliz.
E aí?

PS. Sempre enfatizando que essa é mais uma de minhas verdades que não correspondem à verdade universal.

♫ Glory Box - Portishead

- 15:34h

Lohan;

3 comentários:

  1. Putz!
    Tava falando pra mim??Pq pareceu velho!
    =OOO

    ResponderExcluir
  2. A realidade, para mim é mais segura que a fuga...eu fico insegura fugindo, prefiro enfrentar, entrar na guerra, me expor.
    Enfrentando os olhares posso ver os risos, as zombarias, a cobiça, a miséria; escondida atrás de máscaras eu os verei e não poderei me desviar de quem faz isso e nem responder à altura.
    Mas, essa é minha opinião e não corresponde necessariamente à verdade.

    ResponderExcluir
  3. Meu nobre jornalista.... foi o texto mais direto e franco que já pude ler sobre insegurança... E serve para todos!Aqueles que são inseguros momentaneamente ou para aqueles que residem na insegurança!!!!Essa fogueira de Lucifer... para quem é inseguro, é bem isso mesmo!
    Mas há uma saída e a encontraremos!
    Beijosssss
    Cristina Mesquita

    ResponderExcluir